Psicanálise
Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.
Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.
Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.
O que a Psicanálise trata ou pode tratar?
A terapia psicanalítica desenvolvida por Freud, traz a partir do estímulo da fala e da conexão com o subconsciente, as respostas e insights para a
compreensão e construção de melhorias
Não há um limite bem definido de questões emocionais que a psicoterapia pode trabalhar, mas em geral, os transtornos e síndromes
psicológicas mais comuns são:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Compulsão alimentar;
- Estresse;
- Esquizofrenia;
- Autismo;
- Síndrome de Asperger;
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
- Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo);
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Estresse pós-traumático (TEPT)